[Utilidades] Como publicar um livro (Entrevista com Thiago Mlaker – Verus Editora)

Todo leitor ja imaginou como seria publicar um livro. Alguns foram mais além de só imaginar conseguiram. Mas muitos ainda tem esse sonho e dentre eles temos nomes muito promissores.

Por isso, tio Alê saiu caçando alguém que pudesse ajudar a tirar todas as duvidas sobre como publicar um livro. Para isso contei com a ajuda desse cara que mora no castelo da Elsa que eu chamo de corção Thiago Mlaker. Vamos conhecer o moço antes?

Thiago Mlaker
10



Idade: 30 anos (quem diria né?)
Porque ta dando pitaco: Editor na Verus Editora - Grupo Editorial Record
Signo: Escorpião (ninguém é perfeito)
Frase marcante: "O mundo não é justo queridinha"






Entrevista:

OGL (Outro Garoto Lendo): Thi,  Me explica uma coisa: Como funciona isso de envio de originais, avaliação e seleção?

TM (Thiago Mlaker): Recebemos muito material de muitos autores, tanto por e-mail, como pelo correio o que acaba nos sobrecarregando durante a avaliação, por isso damos preferencia para avaliar aqueles originais que já vem com cartas de recomendação de outros autores com nomes construídos no mercado, ao autores que são enviados por agencias literárias ou os que já tem um grupo de  fãs que fazem bastante barulho nas redes sociais. Quanto a seleção não tem muito mistério: O livro tem que ser bom, e ter um publico alvo para que seja publicado.

OGL: E quanto ao custo de uma publicação?

TM: Isso varia muito muito quando o autor é auto publicado, cada editora independente cobra valores diferentes. Mas nas editora em que eu trabalho, editoras comerciais o autor não paga nada, pelo contrario, ele recebe de acordo com o que for vendendo uma determinada porcentagem.

OGL:  A publicação independente é um método de talvez chamar a atenção de editoras grandes?

TM: Sim. Principalmente se através da publicação independente ele conseguir construir um publico. Quanto mais um autor convence as pessoas a lerem seu livro, cativa o leitor, blogs e pessoas que peçam cada vez mais por seus livros, isso conta pontos na hora de enviar um original para uma editora. Existem vários autores que começaram publicando de forma independente e hoje estão no topo das listas dos mais vendidos.

OGL: Graças aos livros de web celebridades, temos visto cada vez mais jovens querendo serem escritores. Alguma dica?

TM: O mais importante é que o jovem escreva sobre aquilo que lhe é confortável. Eu nunca pensei em escrever em um livro, mas se fosse escrever um, seria algo envolvendo humor. Se você gosta de um gênero, foque nele, veja o que já tem publicado sobre ele no mercado, procure trazer algo novo. Exemplo: existem diversas distopias no mercado, quando for escrever um livro não tente nada relacionado as grandes com Jogos Vorazes. Imagine algo novo, algo que você domine e goste, de forma que lhe sai naturalmente.


Aqui vão algumas dicas minhas (roubei algumas do Thi. Ninguém pode me julgar):

  1. Seja feliz com o que você escreve, e escreva por amor. Acredite: O leitor sente quando o livro foi escrito meramente para fazer dinheiro e quando o livro foi escrito com amor e carinho.
  2. Valorize aqueles que vão te ajudar a alcançar seus objetivos, como seus leitores, os blogueiros que te apoiam, os livreiros que vendem seus livros… Eles são parte vital da sua jornada.
  3. Mantenha os dois pés bem firmes no chão. Quanto mais realista você for, mais fácil será seu caminho para os mais vendidos do The New York Times.

Então mozões, espero que tenha ajudado essas dicas supimpas, muito obrigado ao Thi (Te amo nego. Mas você ainda me deve um livro :D), você foi 10/10! E se você é um jovem autor, e quiser conversar, perguntar, ou tirar mais duvidas, deixa tudo ai nos comentários.

Um cheiro e até a próxima! 
Anúncios

2 comentários em “[Utilidades] Como publicar um livro (Entrevista com Thiago Mlaker – Verus Editora)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s