[Resenha] Encrenca

Fala Galerinha!

Hoje é dia das mães e eu acredito que essa resenha tenha um pouco haver com o tema.

ptLivro: Encrenca

Autora: Non Pratt

Ano: 2016

Editora: Verus Editora

Páginas: 307

Sinopse: Quando o colégio inteiro descobre que Hannah Sheppard está grávida, ela tem um verdadeiro colapso. E quem está ao seu lado é Aaron Tyler, um aluno novo e o único garoto que não parece ter segundas intenções em relação a ela. Desejando compensar seus erros do passado, Aaron toma uma difícil decisão: ele se oferece para fingir ser o pai do bebê. E, temendo revelar quem é o verdadeiro pai, Hannah aceita.
Encrenca é a história de dois jovens que estendem a mão um para o outro quando todas as demais pessoas parecem lhes dar as costas. Em um período marcado por perdas, arrependimentos e esperança, os dois vão descobrir que nada se compara a encontrar o seu primeiro melhor amigo de verdade.
Este livro inteligente, por vezes comovente, por vezes engraçado, mostra que crescer pode ser complicado, mas é assim que se descobre o que realmente importa na vida

 

Hanna era uma adolescente inconsequente, irresponsável, o terror na vida dos pais. Como todo adolescente de quinze anos, ela tinha a certeza de que seus pais não lhe entendiam. Morando com a mãe, o padastro e a meia irmã, Hanna sai todas as noites de sexta com Katie sua melhor amiga do colégio, para beber, fumar e transar com vários caras.

Aaron acabou de se mudar para a cidade, em uma tentativa dos pais de deixar seus demônios para trás e construir uma vida nova para o filho. O status de ser filho do professor de história, e ser o novato misterioso, fazem com que Aaron se una aos populares do time de basquete, algo que ele detesta. Tudo que Aaron queria era continuar visitando seu amigo Neville no asilo e vivendo sem a cobrança dos pais de que ele precisa fazer amigos.

pngbebesrecemnascidosnenem20110620-bebe_cegonhaHanna e Aaron nunca foram muito próximos. Apenas algumas conversas no parque, ou um e outro comentário na aula de inglês. Mas quando Hanna aparece grávida e sendo vitima de bullying, Aaron se oferece para ajudar e assumir a paternidade. Essa gravidez vai mostrar a duas pessoas que se fecharam a novas amizades, que eles tem todos os amigos que precisam.

Esse é daqueles livros divertidos e leves, mesmo tratando de questões densas, você consegue levar uma leitura super rápida e fluída. O livro é escrito como um diário, intercalando entre as narrativas da Hanna e do Aaron, e por diversas vezes se completando entre si.

O que mais me chamou a atenção foi a forma leve e natural como a autora abordou temas complicados, como gravidez na adolescência, uso de drogas e álcool por menores. Ela trabalhou o contexto, não de forma a chocar o leitor, mas sim de informar e instruir. O desenvolvimento dos personagens também se mostra algo muito próximo a realidade, principalmente a Hanna e sua transição de adolescente irresponsável para uma mulher madura e consciente dos seus atos.

Quando esse livro chegou da editora, e junto veio uma cartinha prometendo um livro leve e divertido, ela não dizia que esse livro tinha uma mensagem de amor, amizade tão grande. Temas como gravidez na adolescência deveria ser cada vez mais abordados, de forma que os adolescentes entendam. E isso é algo que a Non Pratt consegui fazer, com uma escrita leve, divertida, intrigante e cativante. img_20160502_161612.jpg

A Verus deu um show com essa publicação. E de longe um dos press kits mais engraçados e uteis que já recebi. Editoras que apostam em boas divulgações ❤💕.

Hoje é dia das mães e eu vou ficando por aqui. Um beijão para as mamães de vocês, e para vocês o de sempre:

Um cheiro, e até a próxima!

Anúncios

6 comentários em “[Resenha] Encrenca

  1. A princípio acreditei que seria um drama. Mas fico feliz em saber que apesar da trama abordar um tema um tanto delicado que é a gravidez na adolescência e o uso de drogas e álcool por menores, o autor fez isso de forma leve e natural.
    Hanna e Aaron parecem personagens reais, com dramas reais.
    Provavelmente uma ótima leitura pra adolescentes, já que a intenção do autor foi em informar e instruir.
    Certamente comprarei pra minha filha, rsrs.
    Abraço!

    Curtir

  2. Oi.
    A premissa do livro é muito interessante, gostei do livro abordar temas tão polêmicos, sem uma super cota de drama, isso infelizmente é uma realidade no nosso dia-a-dia.
    O livro me parece ser bem legal, fiquei bastante curiosa para conhecer um pouco mais sobre essa estória.
    Boa Tarde.

    Curtir

  3. Gente, amo autores que fazem isso, trabalham com polêmicas de uma forma leve, não deixando consumir toda a trama…realmente um dom!

    Curtir

  4. Nunca li um livro parecido, com gravidez na adolescência, já adicionei a minha lista
    Realmente um homem altruísta, mas não entendi o porquê delê ter assumido já que nem eram tão proximos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s