[Mangá] Aoharaido

Oi, oi! Um shoujo todo meigo para vocês hoje!

Aoharuride ou Aoharaido, em tradução livre remete a ‘Passeio na Primavera Azul’ (Ao = Azul, Haru = Primavera e Ride = Passeio), em que a mangaká Io Sakisaka majestosamente tece uma narrativa comovente, saindo do âmbito usual dos romances escolares e inserindo o contexto familiar de seus personagens, explanando ao leitor características mais palpáveis dos seus personagens. A Io conquista não só pela sua arte bem produzida e traços bem feitos, como pelo enredo bem trabalhado e experiências de vida que marcam.

aoharaido imagemEssa visão mais realista da fase juvenil e suas turbulências é narrada inicialmente em torno da Futaba e do Kou, que se conheciam desde a primária e nutriam uma afeição um pelo outro, no entanto uma série de acontecimentos interrompem o curso de suas vidas e eles se vêem obrigados a assumirem novas facetas, suprimindo a compleição deles. Yoshioka Futaba durante o ensino médio se suprimiu, expondo uma falsa personalidade, sendo antes mais quieta e sob o estereótipo de “excessivamente feminina”, agora ela revela descaso consigo mesma, com atitudes mais desleixadas, isso para manter amizades, que até então ela acredita ser o suficiente, uma amizade por plena aparência.

Tanaka sempre
Manual de como chegar na hora errada haha

É durante esse momento que Mabuchi Kou aparece, o mesmo Kou que ela gostava na primária, que antes era Tanaka Kou, o que a faz questionar o que aconteceu para que ele mudasse tanto, incluindo seu sobrenome, porém o resultado de um embate entre os dois é uma comédia, ambos têm um gênio e a vida de um colegial é uma fonte de pérolas. Se a separação deles devastou, o reencontro causa o mesmo efeito, mas o que outrora foi destruído, agora pode ser reconstruído e com mais solidez quanto aos seus desejos mais profundos. A história traz um levantamento sobre relações nocivas e do quanto isso consome da vidas das pessoas, não seguir o curso normal da vida e pensar somente no futuro, o quanto isso é danoso não só a si, mas os que os cercam, o drama familiar é bem abordado, a tragédia da perda de um ente querido é traumatizante e a Sakisaka explorou esses pontos na visão juvenil, demostrando o quanto isso interrompe qualquer tipo de relação saudável e se pontua no caráter de uma pessoa.

imagemA obra mesmo estando na minha lista de favoritas tem uma falha ao meu ver, que é o caso de como Kou alerta a Futaba de algumas condutas com relação ao “instinto masculino”, em que ela parece estar sujeita à isso e sabemos que essa não é a verdade. Isso me fez rever outras obras do gênero e perceber o shoujo sendo tão os 3 P’s (paetês, plumas e purpurina) em questões que deveriam ser problematizadas, sendo que a veiculação desse tipo de produção é voltada ao público bem mais jovem. O que não diminui os efeitos da abordagem da autora e o apelo do romance que se desenrola aos poucos, Futaba gosta do Kou, mas não faz a mocinha que vive em prol disso sempre e a inserção de outros personagens como: o Tanaka-sensei, a Murao (a Murao me representa), a Yuuri, o Kominato e o Kikuchi, demonstram que a vida do colegial não se centra nisso e os personagens amadurecem juntos.

O mangá foi finalizado no primeiro semestre de 2015 no Japão, aqui no Brasil foi licenciado e é distribuído pela Panini Comics, que começou o lançamento da série em 2015 também, sob o título de Aoharaido – A Primavera das Nossas Vidas. O mangá também conta com uma adaptação para anime, que contém 12 episódios e dois OVA’s que relacionado ao decorrer natural do mangá, vai até 12º volume, sendo os OVA’s relacionados a outras passagens do mangá, tendo até um prosseguimento além do 12º volume,  a obra conta também com uma live-action.

10420065_823487284393379_8913296546860408377_n
Olha essas lombadas, que lindas!

A Panini também conquistou ao manter a boa qualidade dos seus títulos em Aoharaido – A Primavera de Nossas Vidas, disponibilizou mimos como marcadores com arte em aquarela como vista nas capas e nas lombadas do volumes, pensando em lombadas interativas, que juntas formam uma arte, no entanto, a última coisa que gostaria de pontuar é que a editora mesmo sendo ótima com relação aos títulos que lança e a qualidade das obras, peca no quesito de disseminação, já que retira de circulação de vendas e até do próprio site com determinado tempo de vendas e com Aoharaido o caso foi ainda mais alarmante, para quem tinha a intenção de colecionar, nem todos obtiveram sucesso (inclusive eu), teve demanda, porém não tiveram oferta e resultou no caos do esgotamento, logo depois teve uma nova remessa e não demorou muito a terminar.

Um mangá que iniciou o lançamento ano passado, Maio/2015 mais especificamente, não possui mais vendas do primeiro e nem do terceiro volumes (como assim?), pode ser que tenha na forma de assinatura, porém só assim não facilita e a possibilidade de obter novos leitores declina, apesar de ter ouvido casos de algumas pessoas que conseguiram os volumes iniciais por acaso em algumas bancas de revista.

Aoharaido gif
Sangramento nasal em 3… 2… 1!

Aoharaido além de estrear em 2011, foi eleito um dos 20 melhores shoujos, recomendação de publicadores e de responsáveis na área de mangás. Quanto a mim, recomendo não só o mangá, como também o anime, desde que comecei a série antes de ser lançada aqui, já tinha um bom adiantamento com o mangá ao ser lançado o anime e a foi sensacional, a adaptação faz jus ao ritmo da Io, a trilha sonora parece ter saído das capas dos volumes do mangá, com os tons de aquarela que cativam, proporcionando uma experiência suplementada pelo mangá e pelo anime.


Vou saindo agora! Se tiverem alguma sugestão, não esqueçam de comentar

Anúncios

8 comentários em “[Mangá] Aoharaido

    1. Infelizmente (ainda, espero) não tem na Netflix. Eu amo Death Note recomendo muito, espero que continue nesse caminho
      Tem alguns sites para ver online, em HD, legendado, que é como eu faço e terão várias possibilidades 😉

      Curtir

    1. Quantos volumes? São 13 volumes no total e uma capa mais linda que a outra, queria tanto colecionar…
      Ainda não escrevi sobre nosso amor <3, mas já estou providenciando isso hahaha

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s