[Variedades] 5 filmes do Studio Ghibli para ver agora!

Que tal conhecer um pouco mais sobre o Studio Ghibli?

Lembrando que tem férias no ar, ou aquela folga no final de semana e nada para fazer, decidi elaborar essa super dica: os filmes do Studio Ghibli.

O Studio Ghibli é um estúdio de animações japonês fundado em 1985, contado com grandes nomes de produção e direção como: Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Yasuyoshi Tokuma e Toshio Suzuki. Como visto no logotipo do estúdio com a representação do personagem Totoro do longa Tonari no Totoro (no título brasileiro: Meu Amigo Totoro), um apreço e afeto é perceptível pelas produções por eles feitas e dedicadas à um amplo público disposto a abraçar toda a magia que trazem, não importa a idade, um filme do Estúdio Ghibli é um prato cheio para uma viagem emocionante sem sair de casa.

  • O Conto da Princesa Kaguya

princesa kaguyaO Conto da Princesa Kaguya, originalmente denominado Kaguya Hime no Monogatari é um longa dirigido por Isao Takahata e é baseado na lenda popular japonesa do século X, ‘O conto do cortador de bambu’, em que um humilde cortador de bambu acaba encontrando uma pequena garotinha iluminada em um bambu, a que um dia seria nominada como Kaguya-hime e chama atenção não só pelo talento, mas também pela beleza e espontaneidade. O longa entrelaça genialmente os requisitos impostos as mulheres na época, bem como o quanto a ganância e o poder influenciam na essência humana, terminando por atingir todos ao redor. Foi indicado ao Oscar de Melhor Animação 2015, ganhou o prêmio de Melhor longa metragem de Animação pela Toronto Film Critics Association.

  • meu amigo totoroMeu Amigo Totoro

Dirigido por Hayao Miyazaki, Tonari no Totoro, narra a aventura vivida por Mei, que encontra uma passagem no quintal e acaba se encontrando com o espírito da floresta lendário, Totoro, alguns podem ter se lembrando um pouco de Coraline de Neil Gaiman nessa perspectiva, mas calma! Totoro é gentil e acompanha a pequena Mei que até então vive sem a presença de sua mãe que está  hospitalizada e seu pai, que se divide lecionar e cuidar da esposa internada, quando Mei decide se arriscar em visitar a mãe por conta própria, acaba se perdendo e Totoro a auxilia nessa trajetória, um conto lindo sobre companheirismo e o retrato de uma infância

  • Princesa Mononoke

princesa mononoke

Originalmente, Mononoke Hime é o clássico que sinceramente supera muitos filmes atuais, com uma narrativa crua do ser humano e sua ação na natureza, o filme mescla o sobrenatural com o real em um filme que nunca fica velho, lançado em 1997, a história relata em um novo universo o impacto do descontrole da exploração humana e seus efeitos, tendo em seus pólos de intenções duas figuras que são um verdadeiro retrato da força feminina, Lady Eboshi e San, a princesa Mononoke, entre elas está o príncipe herdeiro do vilarejo de Emishi, Ashitaka que corre contra tempo para quebrar a maldição que se espalha pelo seu corpo, partindo de seu braço. Uma das obras de maior renome do Studio Ghibli, concorreu ao prêmio Anime Grand Prix, na categoria de Melhor Anime, se consagrando como um sucesso mundial por ter arrecadado cerca de US$158 milhões, com diversas críticas positivas, ainda considerado o melhor anime da década de 90, em conjunto com Neon Genesis Evangelion.

  • O Castelo Animado

castelo animadoUma tarde vendo Castelo Animado é uma tarde apaixonante, para quem adora animações e gosta das premissas dos filmes e cores dos clássicos da Disney, a adaptação do livro Howl’s Moving Castle, de autoria da escritora inglesa Diana Wynne Jones, traz um cenário de um país em guerra onde os feiticeiros são “recrutados” para emprestar seus poderes durante o combate, enquanto isso Sophie não possui ambições na vida, se considerando normal demais e simples demais, ela só deseja continuar a trabalhar na chapelaria que era de seu pai, mas um encontro em uma situação desagradável termina com a intervenção de um feiticeiro misterioso e charmoso que ela desconfia ser Howl, conhecido por tomar o coração das belas jovens para si e viver em um castelo andante. Esse rápido envolvimento com o sujeito resulta em um misteriosa visita na chapelaria e Sophie é amaldiçoada pela Bruxa das Terras Abandonadas e sem saber como fazer para lidar com um feitiço que ela não pode nem mencionar, sendo isto parte da maldição, ela sai em jornada para buscar uma solução e com a ajuda de um espantalho animado(?) encontra o castelo de Howl e nele se abriga, agora “irreconhecível” pela sua aparência, Sophie descobre as inúmeras facetas e o lado sombrio que o feiticeiro mantêm.

  • A Viagem de Chihiro

A-Viagem-de-ChihiroSen to Chihiro no Kamikakushi originalmente (em tradução literal O Arrebatamento de Sen e Chijiro) filme mais aclamado produzido pelo estúdio, ganhou o Urso de Ouro em 2002 e o Oscar na categoria de Melhor Animação em 2003. Girando em torno de Chihiro que em um acaso durante a viagem de família, ela acaba presa e perdida em um mundo cheio de espíritos, deuses, monstros e criaturas mitológicas, em que todo o seu futuro e de sua família está em jogo, Chihiro tem que correr contra o tempo e aceitar o inimaginável desse desafio absurdo para poder voltar a normalidade de uma viagem que desde o princípio ela já não gostaria de estar.


Se deliciem com essas dicas e voltem para me contar a experiência!

Howl

Anúncios

3 comentários em “[Variedades] 5 filmes do Studio Ghibli para ver agora!

  1. Destes, o último que assisti foi Meu amigo Tororo, o qual colocaram para que eu assistisse, literalmente! rs.
    A viagem do Chihiro foi o primeiro destes que conheci! Estava de madrugada, passando canais… TVE! Lindo! Não tinha conseguido pegar do começo. Meses depois, numa loja de departamento.. lá estava ele!! Não pude me conter e comprei!! Gosto MUITO mesmo!
    O Castelo Animado também me foi apresentado. Depois de assistir pela terceira vez – sim, sou do tipo que assiste novamente quando gosta!! rsrs – percebi na abertura: Based on Diana Wynne Jones. Peraí!… Fui em um dos meus livreiros e… lá estava ele!!! kkkk!
    O livro é diferente – novidade!!.. kkk – mas são linguagens diferentes e ambos lindos!!
    :*

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s