[Variedades] Os diversos tipos de quadrinhos

Hoje tem quadrinhos, não me canso disso!

Semana passada eu citei alguns quadrinhos que são uma ótima pedida para ler e reler, hoje vai ser uma dose variada do mesmo universo, mas com um diferencial, sua individualidade e com direito a recomendações também é claro!

E lá vamos nós:

  • HQ’s (Histórias em quadrinhos)

A primeira classificação, agrega todo o universo de quadrinhos, todos que vierem a seguir se encaixam nesse termo.

Desde o período pré-histórico que os desenhos eram utilizados como forma de comunicação escrita, algumas formas históricas ainda são estudadas e representam enigmas cheios de registros passados, como os hieróglifos – escrita egípcia, hitita e maia -, desde o pontapé de Wilhelm Busch no século XIX, a valorização dessa forma de expressão começou a ser veiculada em massa, as HQ’s não pararam mais, vão desde educativas as mais complexas criações de universos fictícios que são avidamente consumidos pelos mais diversificados públicos, como por exemplo Inumanos da Marvel.

  • Mangá

ClaymoreEste é um dos gêneros mais reconhecidos, a denominação atribuída aos quadrinhos japoneses que se caracterizam principalmente pela forma singular de leitura (direita para esquerda) e também por serem em geral, preto e branco. Possuem muita expressividade cada quadro em um mangá possui uma fluência para oferecer destaque a um clímax, calculando os momentos de choque para surpreender o leitor, assim como os personagens e suas feições que assim como as HQ’s ocidentais possuem as mais diversificadas formas de passar a “emoção” dos personagens por expressões criativas, um clássico que tem todos os méritos é Claymore  de Yagi Norihiro.

  • Manhua

Tamen de GushiTermo aplicado às criações de origem chinesa, o termo data do século XVIII, mas sendo reconhecido como tal por volta do final do século XIX e do início do século XX (em torno de 1867 anos de 1927), nessas obras os manhuajias – autores de manhuas – utilizam de um conceito criativo o mais realista possível, desde a tonalização até sombreamento e traço, em contraposição aos mangás, os manhuas possuem a leitura no sentido esquerda para direita, o nosso estilo tradicional de leitura. Nos mangás o comum é um assumir a tonalidade preto e branco convencional, aqui as obras assumem diversas perspectivas de cores, como representante tem Tamen de Gushi de Ten Jiu.

  • Manhwa:

Já passamos pelo Japão, China e agora vamos a Coreia do Sul, os manhwas provém das mãos de artistas coreanos, derivado dos manhuas, a característica que destaca o estilo dessas obras é o realismo aferido aos corpos dos personagens, enquanto os rostos e as feições por vezes mais surreais lembram o estilo dos mangakás, um ótimo exemplo é What Does The Fox Say? de Team Gaji, um GL que inclusive já mencionei aqui.

  • Webtoon e Webcomic

É bem amplo e possui diversas formas de encontrar, com um caráter mais informal em geral, devido a autoria e publicação, como o nome já vem com o prefixo web já é possível interpretar o principal meio de veiculação destes. Denominação principiada na Coreia do Sul, possuem principalmente as mesmas características dos manhwas, todavia não se fixam em serem somentes manhwas online, como pode conter manhuas, mangás, comics e as mais variadas tirinhas, com o diferencial de serem totalmente digitais, por isso em maioria é adaptado ao ambiente virtual de forma que a paginação segue a forma do movimento do mouse, a exemplo Girl’s of the Wilds de ZHENA que é um manhwa webtoon. já teve webcomic rolando por aqui, A Matter of Life and Death de The Snispter.

Mais curiosidades:

  • As histórias em quadrinhos possuem uma denominação diferente em vários países, entre elas estão: comics (EUA), historietas (Argentina), tebeos (Espanha), fumetti (Itália), muñequitoscómicos (México), dentre outras;
  • A palavra mangá é resultante da união de dois vocábulos, ‘man’ (referindo-se a involuntário) e ‘gá’ (em referência a desenho ou imagem);
  • Manhua e Manhwa, mesmo se referindo a histórias em quadrinho na China e Coreia do Sul respectivamente, os termos utilizam os mesmo caracteres em sua composição que a palavras “mangá”, estreitando a relação de proximidades entre os três.

Então, qual o seu favorito? 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s