[Especial- 50 Tons Mais Escuros] 10 tons de Elimar Souza

Pedimos para que algumas fãs da trilogia “50 Tons de Cinza” nos contassem 10 tons que fazem delas quem elas são, com vocês, 10 tons da minha blogueira favorita: Elimar Souza.

Então, assim que Alê me fez o convite, fiquei na dúvida se contava para ele que não sou fã da Trilogia “50 tons de Cinza”. Pois é gente… Não me curvei a Christian Grey, como muitas leitoras do mundo todo. Mas eu consigo separar os fatos, e enxergar o grande valor editorial e mercadológico dessa Trilogia, assim como os caminhos que foram abertos para várias autoras brasileiras com muito talento. Então, bora lá escrever os meus 10 tons?

  1. 13935102_1249972545013474_4462945459651480437_nMeu nome é Elimar Souza, sou historiadora, professora, formada em mercado editorial e atualmente terminando uma segunda pós-graduação. Tenho um blog literário que anda bem abandonado (pobrezinho), e apresento um evento fixo aqui no Rio de Janeiro, o Papos & Ideias Romance.
  2. Comecei a me envolver mais no mercado editorial brasileiro depois de muito pedir e implorar que editoras lançassem livros que eu considerava como sendo um sucesso. Eu queria saber mais sobre essa roleta-russa que é o mercado de livros no Brasil, e confesso que ainda estou tentando entender.
  3. Meu gênero favorito é de longe o de época. Não deixo de comprar romance de época de jeito nenhum. Estou sempre me atualizado e procurando saber mais sobre o gênero.
  4. Me tornei rata de biblioteca depois que fiquei semanas internada. Meu pai, querendo me animar, perguntou porque eu não usava o tempo livre para ler. Ele mesmo me comprou seis livros da Agatha Christie. Algo que ele se arrependeu mais tarde (brincadeira);
  5. Como estou numa fase eclética, tenho lido vários temas ao mesmo tempo. Com isso, descobri vários autores incríveis, como Alexandra Monir, Nichole Chase e R.K. Lilley. E tenho lido autoras nacionais também como Luciana Ramos, Nina Reis, Alissa Nasser, dentre outras escritoras incríveis.
  6. Uma época da minha vida eu quis ser administradora de empresas, mas como matemática nunca foi o meu forte, acabei trocando para História, algo que nunca me arrependi, apesar das inúmeras dificuldades da minha profissão.
  7. Gostaria muito de saber outras línguas. Isso é algo que eu sempre digo que vou mudar, mas a vida (sempre ela) tem me impedido. Tomara que eu consiga mudar isso esse ano;
  8. Adoro falar com os outros sobre os livros que leio, as autoras que amo e as histórias que me marcam. Por isso apresentar eventos literários é algo tão importante para mim.
  9. Gostaria de ter mais tempo para ler. É sério… Apesar de ler bastante, para alguém que trabalha e se dedica a outras atividades, eu gostaria de ler mais.
  10. Tenho como meta de vida fazer eventos literários em todos os estados brasileiros. Até agora só fiz em três estados (Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco), mas quem sabe o que o futuro reserva?

Assisti “50 tons de cinza” com uma amiga e confesso que gostei muito mais do filme do que do livro (algo inédito). Achei que o roteiro do filme conseguiu enxugar tudo que era demais no livro e deixou um filme OK. Até mesmo Anastacia ficou simpática e divertida. Minha intenção não é polemizar sobre o romance. Sei que tem muitas pessoas que amam 50 tons de cinza e defendem a obra com unhas e dentes. Os méritos que percebo em 50 tons são os inúmeros novos livros que surgiram por conta do sucesso da trilogia, inclusive autores brasileiros, que depois que leram os romances, acabaram se desbravando nesse universo. Sei que quando não gostamos de um determinado livro, nosso primeiro instinto é bater muito nele, mandando a galera correr e nunca olhar para aquela “coisa”. Mesmo não gostado de 50 tons de Cinza, vejo a sua importância para esquentar o mercado editorial, que passou por um crescimento muito grande desde então. Quantas vezes não vimos um livro sendo vendido com a chamada “As fãs de 50 tons de Cinza vão adorar”?

Para mim, a importância da trilogia 50 tons de Cinza é enorme. E merece o nosso respeito. Mesmo que não tenhamos gostado dela.

Beijos!

Elimar Souza.

50 Tons Mais Escuros dia 09 de Fevereiro nos Cinemas!

Deixe um comentário

