[FILMES] Conheça os filmes que inspiraram La La Land

AVISO: Se você ainda não viu La La Land, recomendo não ler esse post pois ele tem um pouco de spoilers.

Eu não me canso de falar sobre La La Land, (e espero que muitos de vocês também não) pois além de ser uma das maiores surpresas que tivemos em 2017, temos uma obra de arte sensível, colorida, perfeitamente roteirizada e dirigida, mas não poderíamos esperar outra coisa do  Damien Chazelle, que também foi diretor do premiado e intenso Whiplash (2014). Mas vocês sabiam que para escrever o roteiro de La La Land o Damien buscou referências e inspirações em alguns musicais clássicos, outros nem tanto, mas que ajudaram a montar essa obra de arte que é o filme?

Hoje nós iremos mostrar todos os filmes que o Damien utilizou para usar como inspiração para La La Land e, quem sabe, fazer você se apaixonar um pouquinho mais pelo mundo dos musicais.

12) Les Demoiselles de Rochefort (1967)

Na cidade francesa de Rochefort a Festa do Mar é o evento ideal para encontros e reencontros entre irmãs, velhos amigos e novos conhecidos. De acordo com o diretor, o que mais importa no filme é o sentimento apaixonante e eufórico pelo qual este filme está carregado. Damien usou uma cena desse filme como inspiração para o início de La La land.

11) Grease (1978)

Quem nunca assistiu ou ouviu falar sobre um dos musicais mais famosos de todos os tempos? Com tanta fama era óbvio que Grease não ficaria de fora das inspirações que o Damien usou para escrever uma das cenas do filme. A take escolhida nesse caso é a cena em que Rizzo tira sarro da Sandy imitando-a, mas pro filme o Damien apenas fez referência as amigas da Mia se arrumando para sair, nada de chacota.

10) West Side Story (1961)

Este musical, oriundo da Broadway, se tornou um filme de grande sucesso em 1961 se passando em Nova Iorque em 1950, e explora a rivalidade entre os Jets e os Sharks, duas gangues de rua adolescentes com diferentes origens étnicas. O diretor de La La Land usou umas das cenas na fábrica de tecidos para, também, fazer referência as a Mia e as amigas se preparando para sair.

9) Sweet Charity (1969)

Também usado para a cena em que Mia e suas amigas estão saindo, esse musical do final dos anos 60 fala sobre Charity, uma dançarina de cabaré que sempre se apaixona pela homem errado, e que, ao ir numa palestra, se apaixona por um homem desajeitado e faz com que sua vida mude totalmente de rumo.

8) Singin’ In The Rain (1952)

Sendo conhecido como o maior musical americano de todos os tempos, assim como Grease, seria meio óbvio que Singin’ In The Rain ocupasse um lugarzinho especial no roteiro do Damien. E ele não aparece apenas uma vez como inspiração no filme, o diretor usa diversas takes que fazem referência a La La Land, mas o momento de maior inspiração é com certeza quando o personagem do Gene Kelly dança segurando em um poste de luz, no qual o Sebastian o faz quando ele e Mia estão cantando A Lovely Night.

7) Shall We Dance (1937)

A inspiração usada na cena em que Mia e Sebastian estão cantando A Lovely Night veio do filme de 1937 Shall We Dance. O musical conta a história de Petrov Peters, que é um dançarino que viaja pelo Oceano Atlântico porque deseja ficar perto da famosa estrela de musicais Linda Keene.

6) The Band Wagon (1953)

Mais um filme que inspirou na cena de A Lovely Night e mais um filme de Fred Astaire, baseado em um musical da Broadway, The Band Wagon se tornou um filme em 1953 e é considerado por muitos críticos um dos maiores musicais de todos os tempos, juntamente com Singin’ In The Rain. Ele conta a história de Tony Hunter, uma estrela do teatro que está preocupado que sua carreira possa estar em declínio, e então seus amigos escrevem uma peça que acreditam que salvará a carreira de seu amigo.

5) Moulin’ Rouge (2001)

Talvez um dos musicais mais recentes dessa lista, Moulin Rouge foi indicado a vários festivais e recebeu uma ótima crítica de quem o assistiu e da mídia. Sua história conta a vida de um jovem poeta chamado Christian que, contra a vontade dos pais, se muda para Paris e lá passa a frequentar o Moulin Rouge, um salão de dança, um clube noturno e um bordel, e se apaixona pela bela Satine.

4) Funny Face (1957)

Trazendo a famosa Audrey Hepburn e novamente o Fred Astaire, esse musical de 1957 nos fala sobre a busca do fotógrafo Dick Avery a encontrar sua modelo perfeita, Jo Stockton. A cena inspirada é a de quase no final do filme, quando eles nos mostram Mia em uma sessão de fotos.

3) An American in Paris (1951)

Damien se inspirou nesse musical para compôr a cena final de La La Land, que nos mostra como o relacionamento da Mia e do Sebastian poderia ter sido. O filme em questão se passa após a Segunda Guerra, quando um soldado americano resolve tentar a sorte como pintor em Paris. Ele é descoberto por uma mulher rica, que tem outros interesses além de seus quadros, mas se apaixona por Lise, que está noiva de outro homem.

2) Les parapluies de Cherbourg (1964)

Esse musical francês de 1964 retrata a vida da jovem Geneviève, que vive com sua mãe e trabalha em sua loja de guarda-chuvas. Ela é apaixonada por Guy que tem que ir para o exército para lutar pela França por tempo indeterminado, quando descobre que está gravida dele e fica na dúvida se espera ou não por ele, ao mesmo tempo sua mãe tenta a convencer a se casar com Roland, um homem rico que está apaixonado por ela e pretende se casar com ela. A cena que Damien usou como inspiração compõe a cena que do final de La La Land.

1) Broadway Melody of 1940 (1940)

Tendo como última referência em seus filme, e mais um filme com o ícone Fred Astaire (até aqui você já deve ter percebido o quanto o Fred era famoso es sua época, não?), Broadway Melody of 1940 fala sobre Johnny Brett e King Shaw, que vêm tentando fazer sucesso como uma dupla de dança em Nova York. O Damien se inspirou neste filme na cena em que Mia e Sebastian parecem que estão dançando entre as estrelas.

 

Confira o vídeo que usamos para fazer esse post contendo todas as referências de La La Land:

 

 

Anúncios

2 comentários em “[FILMES] Conheça os filmes que inspiraram La La Land

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s