[FILMES] A Chegada

Arrival-Poster

Direção: Denis Villeneuve

Ano de Lançamento: 2016
Elenco: Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker
Gênero: Drama, Mistério, Sci-Fi
Duração: 1h56min
Sinopse: Naves alienígenas chegaram às principais cidades do mundo. Com a intenção de se comunicar com os visitantes, uma linguista e um militar são chamados para decifrar as estranhas mensagens dos visitantes.

Esse era apenas mais um dos filmes que estava na minha lista de filmes para assistir, mas foi apenas depois que um amigo me disse que eu ficaria sem ar após assisti-lo que resolvi colocá-lo como prioridade, afinal, adoro ficar com dificuldades de funcionamento normal após assistir um filme inteligente e bem estruturado. E foi dito e feito: após ele ter terminado e enquanto estava escrevendo esta resenha, eu ainda estava procurando entender o que havia acabado de assistir, enquanto simultaneamente tentava lembrar quais eram os movimentos básicos da inspiração e expiração tão importantes para a nossa vida na terra.

ArrivalAdamsRenner

Em uma sinopse rápida e superficial (BEM superficial) o filme fala sobre a chegada de seres de outro planeta na terra e o caminho que a Doutora linguística Louise Banks e o cientista matemático Ian Donnelly percorrem para tentar decifrar e descobrir o real motivo para esses aliens estarem na terra. Mas não esperem por grandes cenas de ação e sangue como outros filmes de mesmo gênero nos trouxeram nos anos anteriores. Arrival é pura e simplesmente uma ficção onde o seu objetivo é: mostrar o quanto a nossa capacidade de nos comunicarmos é quase que inexistente e que essa falta de comunicação é o que causa brigas e o que causou as grandes guerras e disputas mundiais.

O diretor Villeneuve simplesmente pintou uma tela em forma de filme. Prestando bem atenção na coloração do filme, podemos perceber, principalmente em uma das cenas finais da Louise na festa, como ele acompanha o estado de espírito dela, onde mostrava uma época feliz para ela e outro uma época triste. A música também, como plano de fundo, que nos acompanha desde o início do filme até o final, fazendo com que a intensidade e a tensão permaneçam em cada segundo da película.

arrival4

O objetivo principal dos protagonistas desse longa é descobrir e estabelecer um ponto único de comunicação entre eles e os aliens para responder a pergunta do milhão: Qual é o seu propósito na terra? Enquanto a Doutora Louise tenta descobrir, ela ao mesmo tempo tem que provar que a sua teoria para conseguir se comunicar com eles é válida enquanto é desacreditada pela maioria das pessoas que estão no comando, o caos está instaurando pela população aterrorizada e sem respostas concretas sobre o que está acontecendo e a tensão política está no seu auge ameaçando começar uma guerra mundial entre as grandes potências e os aliens – que até então, não fizeram absolutamente nada contra o bem estar dos humanos.

Ficou bem claro no decorrer do filme que a ignorância, talvez pelo medo, e a necessidade de sempre estar usando a violência como propósito para conseguir algo é sempre o causador dos grandes problemas sociais que tivemos ao longo dos anos causados, novamente, pela falta de comunicação que nós temos dentro da raça humana. Visto pelo fato de que os aliens não fizeram nada para machucar ninguém ou deram a entender que iriam, como se foi achado quase que o filme inteiro, mas mesmo assim as grandes cabeças das nações queriam usar de seu poder bélico e acabar com os pobres aliens. Reposta rápida para um problema novo sem pensar no futuro.

Arrival

Enfim, A Chegada estreou e entrou para a lista das melhores ficções-científicas com um enredo bem escrito, com um início e um final, uma fotografia de tirar o fôlego, atuação espetacular digna de indicação ao Oscar da nossa Amy Adams (que como sabemos, foi totalmente boicotada na edição deste ano mas, não importa Amy, você ganhou um Oscar nos nossos corações) assim como uma atuação boa pelo resto dos atores, uma boa estruturação e a certeza de que filmes deste gênero, quando bem feitos, chegam para nos trazer um grande paradoxo entre total maravilhamento e o-que-eu-acabei-de-assistir?

Eu não quero falar muito mais sobre o filme e suas teorias, senão eu falaria sobre tudo o que o filme aborda e isso transformaria a viagem de vocês para entender esse filme não tão emocionante quanto deve ser.

E como o filme terminou, deixo aqui uma pergunta que, até hoje, não sei a resposta ao certo: Se você pudesse ver a sua vida inteira do início ao fim, você mudaria algo?

Confira o trailer do filme logo abaixo:

Deixo também um link para, após assistirem o filme, vocês entenderem mais um pouco sobre o que foi abordado nele, cientificamente e explicado:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s