Dia Internacional da Mulher

simone-de-beauvoir

“Ninguém nasce mulher, torna-se mulher.” Simone Beauvoir

Pois com essa frase dita pela escritora, filósofa, intelectual, existencialista, ativista política, feminista Simone Beauvoir que vamos dar início a uma série de matérias falando e mostrando a importância das mulheres especificamente na literatura e na cinematografia, já que é sobre isso que o nosso blog é dedicado.

Ao transformar-nos mulher, juntamente vem uma série de desafios e obstáculos que temos que passar diariamente se quisermos ocupar um lugar importante e notório em qualquer ambiente que seja – e se formos uma mulher negra, temos que batalhar quatro vezes mais para poder ocupar o mesmo lugar que um homem facilmente ocuparia, apenas por ser homem. Obviamente, essa não é uma regra geral, mas acontece majoritariamente em muitos espaços.

Dentro da literatura e do cinema isso não seria diferente. Essas são duas áreas que historicamente são locais onde homens ocupam os lugares mais altos e de mais importância. Quando estamos na escola não percebemos isso a fundo, mas basta chegarmos na faculdade e pensarmos: quais livros ou artigos que usamos dentro do meio acadêmico foram escritos por mulheres? Quantas grandes escritoras, contemporâneas ou não, teremos que ler como base de alguma disciplina? É fácil saber a resposta.

Moser-The-True-Glamour-of-Clarice-Lispector-1200-630-18124604

Claro que os nossos grandes escritores são importantes para o que entendemos hoje como mundo, mas tivemos e temos mulheres tão inteligentes e importantes quanto que merecem espaço dentro desses círculos, mas que infelizmente ainda tem que lutar bastante para ocupa-los. Nomes como Harriet Taylor, Hannah Arendt, a própria Simone de Beauvoir, Angela Davis, Sarah Kofman, dentre tantos e tantos outros importantes somaram hoje para o que conhecemos sobre filosofia e sociologia.

Fazendo um recorte atual e nacional, o espaço literário brasileiro ainda está muito fechado e as mulheres ainda precisam ralar bastante para ocupar um lugarzinho. Nós fazemos parte de apenas 28% dos livros que são publicados nacionalmente. Exatamente. Isso significa que os homens detém 72% de todos os livros publicados. Saudades igualdade, né?

angela-davis

Mulheres ao longo da história como Cora Coralina, Nísia Floresta Brasileira Augusta (primeira mulher a romper o espaço particular dos homens na Literatura), Ana Eurídice Eufrosina Barandas (considerada a primeira cronista do país), Clarice Lispector (uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX), Nélida Pinon (primeira mulher a ser Presidente da Academia Brasileira de Letras) e Maria Firmina dos Reis (primeira romancista brasileira) foram apenas algumas das escritoras mais importantes que foram as vanguardistas nessa luta de conquistar o nosso espaço em um ambiente dominado por homens (brancos).

Já falando um pouco sobre as mulheres e o cinema, é verídico dizer que o nosso espaço dentro da literatura é bem maior (porém ainda insuficiente) do que os locais de voz que as mulheres tem dentro da indústria cinematográfica. Quer como sendo diretora, escritora ou protagonista, as mulheres nesse meio têm que lutar muito ainda para adentrar em um local onde os homens mandam e desmandam desde sempre e onde mulheres ainda são altamente sexualizadas, objetizadas, sofrendo os mais variados tipos de opressão e silenciadas quando falam sobre o assunto. Felizmente o cenário está mudando e o ano de 2016 foi o ano onde houveram mais mulheres protagonizando filmes importantes do que homens. Obviamente ainda há um caminho muito grande a ser conquistado, mas temos que aprender a valorizar o que conquistamos e lutamos até hoje para que possamos empoderar mais mulheres a fazer o mesmo.

we-can-do-it-poster-1024x741-960x694

E é sobre isso que essa semana será: fazer com que nossos leitores conheçam as histórias de bravas mulheres que queriam mudar e abrir mais espaço para outras mulheres no futuro. Elas conseguiram e deixaram a sua legacia para que possamos continuar a seguir os seus passos e libertar outras mulheres.

Feliz Dia Internacional da Mulher.

Anúncios

Um comentário em “Dia Internacional da Mulher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s