[RESENHA] O FEMINISMO É PARA TODO MUNDO

41fkqduipcl

Livro: o feminismo é para todo mundo
Autor: bell hooks
Tradução: Ana Luiza Libânio
Ano: 2018
Editora: rosa dos tempos
Páginas: 176
Sinopse: O feminismo sob a visão de uma das mais importantes feministas negras da atualidade. Eleita uma das principais intelectuais norte-americanas, pela revista Atlantic Monthly, e uma das 100 Pessoas Visionárias que Podem Mudar Sua Vida, pela revista Utne Reader, a aclamada feminista negra bell hooks nos apresenta, nesta acessível cartilha, a natureza do feminismo e seu compromisso contra sexismo, exploração sexista e qualquer forma de opressão.


“Eu queria que tivessem uma resposta para a pergunta “o que é o feminismo?” que não fosse ligada nem a medo nem a fantasia. Queria que tivessem esta simples definição para ler repetidas vezes e saber que: “Feminismo é um movimento para acabar com sexismo, exploração sexista e opressão.”

[…]

Adoro essa definição […] adoro porque afirma que não tem a ver com ser anti-homem. Deixa claro que o problema é sexismo.”

É dessa forma que a escritora, teórica feminista e critica cultural, bell hooks, define o que é o feminismo pela primeira vez no seu livro lançado em 1984, Feminist Theory: Far From Margin to Center (Teoria Feminista: da margem ao centro). Como ela mesma disse no livro, essa pequena frase “Feminismo é um movimento para acabar com sexismo, exploração sexista e opressão.” seria o suficiente para esclarecer para todos e de uma vez só o que é o feminismo, para que serve, quem são seus beneficiados – e ela responde essa pergunta na capa do seu livro.

Trabalhando com práticas feministas a mais de 40 anos, bell achava que pouco depois depois dela ter entrado de cabeça no movimento ela já encontraria livros explicando de forma mais simples o clara o que de fato é o movimento, porém o século XXI chegou e o feminismo ainda era um ambiente muito fechado e um pouco elitizado. Ele era falado somente em campos e dentro de salas de aulas de universidades, ou explicados dentro de livros acadêmicos com palavreados difíceis de entender, o que tornaria mais difícil os ensinamentos do feminismo se fazerem entendidos entre a população menos escolarizada e que precisasse de algo rápido e de fácil entendimento. Cansada de esperar os outros fazer por ela o que ela queria fazer a tempos, ela decidiu que ela mesma iria escrever o livro, que serviria mais como uma cartilha, um livro em tópicos onde os mesmos seriam explicados bem didaticamente para alcançar todas as classes.

o feminismo é para todo mundo é um livro com 19 capítulos, todos eles falando sobre alguma vertente dentro do feminismo, sobre como o feminismo afeta nosso cotidiano, tanto para mulheres quanto para homens, perpassando sobre assuntos como aborto, corpo feminino, raça e gênero, o feminismo internacional, maternidade, feminismo negro. bell tenta mastigar o assunto fazendo com que seu entendimento seja simultâneo a leitura. E ela consegue o que quer.

É um livro curto, de fácil entendimento, que se lê numa sentada em uma tarde tranquila. Um livro tão simples mas que quando você o termina você acaba tendo uma bagagem de assuntos que você talvez nunca tivera pensado antes, e com dúvidas para se tirar com pessoas e questionamentos sem fim. Mas é quando começamos a questionar o ambiente ao nosso redor que conseguimos crescer como seres humanos.

Bell Hooks é uma aclamada intelectual negra, teórica feminista, crítica cultural, artista e escritora. Escreveu mais de 30 livros, de gêneros diversos, como teoria crítica, memórias, poemas e literatura para crianças. Em seus trabalhos, trata de temas como gênero, raça, classe, espiritualidade, ensino e o significado da mídia na cultura contemporânea. Em 2014, fundou o bell hooks Institute.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s