The Witcher: 1º Temporada

Título: The Witcher
Temporada:
Produtora: Netflix
Elenco: Henry Cavill, Freya Allan, Anya Chalotra, Joey Batey, Jodhi May, Björn Hlynur, Haraldsson Adam, Levy MyAnna, Buring Mimi, Ndiweni Therica, Wilson Emma Appleton
Sinopse: Geralt de Rivia é um feiticeiro, um mutante com poderes especiais que mata monstros por dinheiro. A Terra está num estado de caos enquanto o império de Nilfgaard procura expandir o seu território. Entre os refugiados desta luta está Cirilla, também chamada Ciri, a Princesa de Cintra, que está sendo perseguida por Nilfgaard. Ela e o Geralt estão destinados um ao outro. Em suas aventuras Geralt também conhece Yennefer de Vengerberg, uma feiticeira.


Resenha: Toda adaptação de livro gera um suspense em alguns, outros torcem os narizes mas, acreditem essa mostrou para que veio. The Witcher é uma série de livros da década de 90, composta por: O Último Desejo (1992), A espada do destino (1993), O sangue dos elfos (1994), Tempo de desprezo (1995), Batismo de fogo (1996), A torre da andorinha (1997), A senhora do lago (1999) e Tempo de tempestade (2013). Todos de autoria do escritor polonês Andrzej Sapkowski que devido ao sucesso dos seus livros, ganhou a medalha de prata Gloria Artis em 2012.

Quase no apagar das luzes de 2019, a Netflix publicou a primeira temporada da adaptação dos livros na sua plataforma de streaming. Antes da resenha dessa primeira temporada eletrizante acalmem os coraçãozinhos que a segunda temporada já foi confirmada, por tanto: “Habemus serie ! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻”.

A adaptação assim como o livro começa com a apresentação de Geralt de Rívia, o bruxo que é personagem principal da trama. Porém durante a série a adaptação muda a ordem dos fatos acontecerem. Eu particularmente estou preferindo a cronologia do livro, mas as alterações não prejudicaram em nada o enredo porém confunde os mais desatentos. Quando criança a mãe de Geralt, Visenna (apresentada no episódio 8), decidiu entrega-lo aos bruxos para que ele pudesse passar pelo árduo treinamento de bruxos. Isso aconteceu cerca de 100 anos antes do primeiro episódio, pois neste episódio Geralt já possui quase 1 século de vida.

A série também apresenta Yennefer uma jovem que foi vendida para Tissaia de Vries. Também é apresentado o treinamento de feiticeira, o caso dela com Istredd, sua transformação dolorosa e a sua atuação como feiticeira no reino de Aedirn.

Crédito: Netflix/Divulgação. Cena da série The Witcher da Netflix.

Todos esses fatos ocorreram antes da queda de Cintra e da batalha do monte Sodden. Cerca de 20 anos antes da queda de Cintra, Geralt luta contra uma Estrige (ser mitológico) e acaba no meio de um conflito entre o feiticeiro Stregoboor e a princesa Renfri.

No quarto episódio, Geralt já estava acompanhado do bardo Jaskier (2º Episódio). O bardo pede que o bruxo seja o seu guarda-costas em um jantar de escolha do marido de Pavetta, mãe de Ciri. Tudo termina com Geralt invocando a Lei da Surpresa como recompensa por salvar a vida de Duny, se ligando para sempre a filha de Pavetta. Este evento ocorreu antes da queda de Cintra pois Ciri tinha 12 anos.

No episódio 5, Geralt e Yennefer interagem. Em seguida, cerca de cinco anos após a batalha contra o gênio os dois acabam seguindo caminhos distintos e o bardo acaba afastado pelo bruxo. No episódio 7, a série retorna para o primeiro episódio onde Geralt vai até Cintra para cumprir a Lei da Surpresa após Yennefer alerta-lo por se afastar da criança que estava prometida a ele. A partir desse momento as linhas do tempo da série convergem e a de Ciri passa a acontecer simultaneamente às de Geralt e Yennefer.

Com a queda de Cintra, Ciri está fugindo do reino onde nasceu e acaba conhecendo durante a fulga Dara (um elfo). No fim dessa primeira temporada, Geralt encontra as ruínas do acampamento que Ciri ficou no início da temporada. Destino ou não, ele salva a vida de um camponês que é casado com a mulher que ajudou Ciri, no final ele reencontra a criança prometida. No arco de Yennefer a irmandade dos Magos travam uma árdua batalha contra o avanço de Nilfgaard (após a destruição de Cintra). Yennefer acaba destruindo praticamente toda a tropa de Nilfgaard.

Essa primeira temporada é cheia de ação e aventuras. Apesar da bagunça causada pelas linhas temporais divergentes entre os personagens principais, essa série prende a atenção pelo bom enredo, lindas imagens e ótimas atuações. Pode-se dizer que foi um fechamento de ano com chave de ouro rsrsrs. Agora só nos resta ler os livros e sofrer a espera da segunda temporada…

TRAILER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s