[Variedades] Animes e Mangás, que tal… agora?

Eu disse que voltava \o/

A viagem de Chihiro

Nos últimos anos esse universo vem se expandindo mundialmente e no Brasil não está sendo diferente, cresce cada vez mais o percentual de apreciadores dessa forma de entretenimento, mas por que tanto valorizar um desenho e oriental ainda por cima? (pergunta feita pela minha queridíssima família e se repete com várias pessoas que conheço)

É aí que se enganam, não se trata somente de um desenho, é bem mais que isso, Samurai X, Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Claymore e o aclamado filme A Viagem de Chihiro, possuem uma moral por trás e interpretá-las é um dos objetivos de seus criadores, só que como explicar para um descrente de que vale totalmente a pena se aprofundar nesse mundo cheio de cor e mistério, vamos tentar:

death note
Death Note, mangá e anime

Antes de tudo tenham em mente que uma animação não é motivo para taxar de “infantil”, isso alguns já sabem, porém o que outros se recusam a aceitar é que as produções japonesas na maioria das vezes quebram a barreira de uma simples ilustração ou animação e se aprofundam muito mais na caracterização humana, um dos clássicos Death Note por exemplo, investe fortemente na personalidade de seus personagens e o resultado é roer as unhas e se desesperar ao acompanhar, por motivos de: não dá para ficar do lado de um só!

romance
Asagao to Kase-san (um dos romances Yuri mais fofos que já li!)

Até mesmo as aberturas e encerramentos dos animes possuem uma missão – não somente grudar na mente como um chiclete pelo o que parece serem eras – de cara, podem não haver nexo, porém logo as surpresas aparecem, as aberturas  em geral contêm spoilers e pistas para solucionar o que estiver por vir, capas de mangás seguem o mesmo raciocínio.

Um simples romance em um mangá, por ser ilustrado, caracteriza emoções e envolvimentos de forma bem mais visuais do que habitualmente em um livro, é um nível diferente de envolvimento com a trama e melhor ainda é que romances convencionais não são o topo de queridos nessa criação, os gêneros Yaoi (BL ou Boy’s Love) e Yuri (GL ou Girl’s Love) são bem recorridos e de grande alcance de público, a aceitação e disseminação das outras faces de romance é também um dos fatores positivos para esse universo.

Existem animes e mangás para todos os gostos (dá para fazer uma super lista de gêneros), por isso quando bater aquela bad de não ter nada que queira ver ou ler, que tal procurar um título de mangá ou anime para começar? Vale a pena cada segundo investido, só não garanto que os efeitos viciantes serão temporários, já que enredos diversificados são uma premissa aqui, o que acompanhar não vai faltar de jeito nenhum.

Minha opinião é muito tendenciosa nesse sentido, já que animes e mangás são parte das minhas preferências a anos (desde a infância para ser mais exata) e nunca me cansei de nada, muito pelo contrário, por isso eu tenho essa missão de converter todos em fãs dessa arte e espero ter conseguido comover vocês a tentarem também.


See ya!
bye

 

Anúncios

2 comentários em “[Variedades] Animes e Mangás, que tal… agora?

  1. \o/
    Mangás e animes são vida ♥
    Eu amo esse universo, pois além de trazer histórias diferentes das que estamos acostumados, esse universo nos proporciona o melhor de tudo: conhecer uma cultura linda. O modo como eles unem desenho, folclore, crenças e etc são totalmente demais!
    Amei o seu post, e como dá para perceber, sou suspeita por falar do quanto todos deveriam dar uma chance para um mangá/anime ♥
    Death Note gente ♥ É muito amor ♥
    http://a-literary-love.blogspot.com.br/
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s